Como vitrificar um pavimento de madeira?
Nível:
Tempo de implementação:

24H

Sommaire :

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing

O vitrificador pode ser utilizado tanto em parquet novo como na renovação de parquet antigo e formará uma película invisível e impermeável sobre a madeira, tornando-a altamente resistente ao desgaste e às manchas do dia a dia.

Devido às suas propriedades, é muito semelhante a um verniz, razão pela qual por vezes se fala de parquet envernizado em vez de parquet vitrificado. Para evitar confusões, não existe um "verniz para parquet", o termo habitualmente utilizado em decoração é "verniz para parquet vitrificado".

Disponíveis numa vasta gama de acabamentos para satisfazer todos os desejos decorativos (invisível, colorido, mate, acetinado ou brilhante), os vitrificadores protegem os pavimentos e as escadas, quer sejam de carvalho, pinho, madeira exótica ... 

Convencido dos benefícios de um vitrificador? Então, se quer saber como vitrificar o seu parquet, siga o guia!

 

Preparação do seu parquet antes da vitrificação

Se o seu pavimento de madeira maciça ou de contraplacado for novo, basta lixá-lo com uma lixadora de parquet (grão 120) e limpar o pó cuidadosamente.

Se o seu parquet for antigo, quer seja vitrificado, encerado ou oleado, lixe-o e deixe-o "branco" com uma lixadora de parquet (grão 40, 60 e depois 100). Não recomendamos a utilização de decapantes ou removedores de cera. Também pode utilizar esta decapagem do seu pavimento de parquet para substituir as tábuas danificadas.

Os parquets de tipo exótico (teca, ipê, jatobá, etc.), que tendem a ser gordurosos por natureza, devem ser desengordurados com acetona. A aplicação de uma base de parquet optimizará a aderência do esmalte às madeiras exóticas.

Não aplique o vitrificador num pavimento que tenha sido previamente tratado com óleo de linhaça. Se este estiver profundamente impregnado na madeira, fará com que o esmalte se descole. Neste caso, opte por um acabamento oleado ou encerado.

 

Precauções antes da vitrificação

Não aplicar o vitrificador em madeira com uma humidade superior a 10%.

O aquecimento não deve ser posto em funcionamento no dia da vitrificação, mas vários dias antes. Com efeito, a ligação de uma fonte de calor num local frio provoca a condensação de humidade que pode provocar o branqueamento do vitrificador, o retardamento da secagem, um endurecimento profundo deficiente e uma menor resistência ao desgaste.

A temperatura da sua sala deve situar-se entre 12 e 25°C.

Trabalhar em locais bem ventilados (sem correntes de ar).

Se pretender uma renovação para mudar a cor do seu parquet, aplique a cor do parquet antes da vitrificação.

 

Vitrificar o seu parquet

Misturar bem o vitrificador para parquet antes de o utilizar.

Aplicar com um rolo especial de vitrificação (pelo curto) na direção do veio da madeira. Contar com 3 demãos regulares e "generosas", ou 2 demãos se aplicar previamente um selador de parquet.

Entre demãos, deixar secar, depois lixar ligeiramente (lixa fina) para remover pequenas rugosidades da madeira. No entanto, não lixar a última demão.

Aspirar cuidadosamente o pó.

Não exceder 48 horas entre 2 demãos.

 

Um pavimento de parquet impermeabilizado num dia!

Os selantes para parquet endurecem rapidamente e permitem um tráfego leve entre 6 e 24 horas.

No entanto, há que tomar algumas precauções:

Não cobrir (com lonas de proteção) nem colocar alcatifas ou tapetes sobre o parquet vitrificado nos 10 dias seguintes à aplicação.

Colocar almofadas de feltro debaixo das pernas e dos assentos dos móveis.

Nunca arrastar móveis pesados.

Para a entrada e para evitar riscos, o fornecimento de um capacho permite a remoção eficaz de areia e cascalho.

Não deixe que a água ou outros líquidos se depositem no seu parquet vitrificado (isolar bem os vasos de plantas).

Para proteger e manter o seu brilho, lembre-se de limpar e manter o seu pavimento regularmente.

Esmaltado, encerado ou mesmo oleado... ainda não tem a certeza do acabamento? Descubra todas as possibilidades de acabamento para o seu pavimento de parquet. Depende da divisão e da utilização que lhe der.

Légende
Légende
Légende
Légende
Légende

Ebook gratuit à télécharger

Curabitur a odio eget erat sodales facilisis. Nulla lorem sem, ultricies eu congue vitae, ullacorper ac odio. Morbi nisl augue, scelerisque a pretium eget !

Dicas para a vitrificação

Sempre que possível, trabalhar na direção da luz e evitar a vitrificação sob luz eléctrica.

Não se esqueça de começar no lado oposto da sala em relação à porta de entrada, para não ter de andar no chão depois da vitrificação.

En savoir plus sur ras ut dui in
nulla posuere ultrice

Découvrir les guides

Para realizar seu projeto: 

“ Mauris commodo mauris ac efficitur finibus. Nunc scelerisque congue consectetur. Orci varius natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus. Mauris dignissim egestas leo. Morbi accumsan imperdiet ultricies. Cras mollis eu tellus.” 

nom prénom

Job